ÚLTIMAS POSTAGENS

No dia 28 de agosto recebemos na UNISUAM de Bonsucesso, a Roberta Autran, especialista em eventos de sucesso, que trouxe estratégias e bastidores da Rio2C, o mais importante Encontro de Criatividade da América Latina.

A constante preocupação da UNISUAM com Inovação é a melhor justificativa, para que sempre realizemos, em nosso ecossistema, eventos de networking e desenvolvimento, que aproximem o público do mercado. Iniciativa esta, valorizada pelo convite a experientes especialistas e grandes empresas para palestras e conexões imperdíveis.

Se você assimilar a experiência de Roberta Autran na gestão de Eventos de Sucesso, estará consolidando um excelente ponto a favor de sua carreira profissional. E poderá atrair uma grande quantidade de empresas interessadas no seu conhecimento. Tudo porque, cada vez mais, eventos tais como Feiras, Conferências e Exposições são uma ferramenta poderosa e extremamente importante na estratégia de marketing de empresas de todo porte. Imagine uma porção de gente interessada no seu negócio, reunida em um único lugar. Isto é o paraíso para qualquer marca! Uma oportunidade única para se conectar diretamente com seu público-alvo e apresentar seus produtos e serviços de uma forma criativa e impactante.

Em um evento, a sua marca tem a chance de se destacar e criar uma conexão inestimável com futuros parceiros, alcançar um novo público e fidelizar os seus clientes. E mais: é possível aproveitar estes momentos para aprender e se desenvolver. Esses encontros oferecem insights valiosos sobre tendências do mercado e melhores práticas do setor. A participação em Eventos também é uma oportunidade para fortalecer seus relacionamentos existentes com clientes e fornecedores, o que pode te levar a novas parcerias e vantagens competitivas. E, claro, não podemos esquecer do Marketing de Produto. Aproveitar a chance de divulgar seus produtos e serviços para um público altamente segmentado e interessado em sua área de atuação é fundamental!

Dados divulgados pela Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape), com base em números do Ministério do Trabalho e Previdência, confirmam o impacto positivo do segmento  de Eventos em 2022:

“O consumo estimado no setor de eventos chegou a R$ 101,39 bilhões, 8% acima do ano anterior. Com o suporte do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse), em vigor desde maio de 2021, o segmento mostrou resiliência e se tornou o grande vetor da economia nacional no cenário pós crise.

Todos estes dados reforçam a importância dos Eventos e ,entre eles, se destaca o Rio2C que tem sido, nos últimos anos, um exponencial Encontro de Criatividade na América Latina, porque permite que conteúdos e marcas se aproximem diante de uma audiência interessada em pensar e repensar as tendências e o futuro da Comunicação das Marcas, do Marketing e Mídia, entender tendências, reformatar conceitos, praticar inovação e experienciar criatividade.

Por tudo isso, com a experiência da palestrante, Roberta Autran, na logística, monitoramento de equipe, planejamento financeiro, negociação de contratos, enfim, tudo o que cerca o correto gerenciamento de um evento, foi compartilhado conhecimentos valiosos com os alunos da UNISUAM e todos os presentes no encontro gratuito, “Produção de Grandes Eventos”. Neste dia, a visão sobre inovação, desenvolvimento e estratégias de criatividade e conexão com os segredos de uma experiente profissional da área, puderam ser exploradas para a além de teorias.

Além disso nosso laço com a marca Rio2C pôde ser fortalecimento, com a promessa de grandes novidades em ações conjuntas para beneficiar e potencializar ainda mais as redes colaborativas, fomentando o crescimento no mercado!

Para conferir um pouco mais do evento, acesse o nosso instagram: https://www.instagram.com/polen.unisuam/

Profissionais de 18 países vão refletir e discutir o conceito de Tecnologia de Informação como fenômeno cultural da Humanidade.

No próximo dia 28 de agosto, por iniciativa da UAI (Universidade Aberta  Interamericana) vai acontecer mais uma edição do CIITI – XXI Congresso Internacional de Inovação Tecnológica em Informática, um espaço de divulgação, promoção e reflexão sobre a importância da Inovação tecnológica como fator de competitividade. O objetivo do Congresso é aproximar a sociedade dos diversos aspectos relacionados ao tema e refletir  sobre esta atividade interdisciplinar de geração e aplicação de conhecimento sobre espaços, sistemas, estratégias, dispositivos e serviços que transformam a natureza, salvaguardando o meio ambiente em busca da coesão social e do desenvolvimento equitativo e sustentável. Com maior flexibilidade e alcance de pessoas, este evento será aberto ao público de forma online, iniciando às 10h, com mesas e debates para fomentar, apresentar desafios e resgatar soluções para a temática até às 20h, contando com a participação de representantes de universidades e profissionais especializados na área de 18 países.

A realização deste XXI Congresso Internacional vai destacar a importância da internacionalização para o Ensino Superior. Afinal, em uma sociedade globalizada, as relações políticas, econômicas e culturais mantidas entre os países do mundo impactam diretamente na Educação e o Ensino Superior está no topo da cadeia da Educação. Este conjunto de fatores extrapola as barreiras nacionais e, cada vez mais, aponta para a necessidade de uma formação multicêntrica. Temos que admitir, sempre, que nas últimas décadas, a internacionalização no Ensino Superior tem sido considerada um pilar universitário, que consolida o Ensino propriamente dito, a Pesquisa e a Extensão. As instituições universitárias buscam um processo de integração internacional, intercultural e global que as aproxima cada vez mais. Não é por acaso que a UNISUAM faz parte da ACINNET, Associação que reúne representantes educacionais e profissionais de 18 países.

Tudo isto acontece porque o processo de internacionalização traz consigo múltiplas ações, tais como mobilidade e intercâmbio de estudantes e docentes, educação à distância, programas de cooperação entre instituições de Ensino Superior e adaptação curricular. A internacionalização também permite o reconhecimento das identidades nacionais e os regionalismos, através do contato entre as diversas culturas. Muita gente indaga por que adicionar uma perspectiva internacional à educação superior? Muitas razões justificam os motivos para se incorporar uma dimensão internacional no Ensino Superior e nos negócios, principalmente.

Estas razões envolvem fatores políticos, econômicos e socioculturais:

O fator político, por exemplo, diz respeito a um investimento diplomático nas relações entre países e na assistência técnica ou cooperação para o desenvolvimento, além de funcionar como vetor de paz e respeito mútuo por meio da educação. As questões econômicas da internacionalização sugerem o empenho em desenvolvimento tecnológico, através de parceria em pesquisas e os incentivos financeiros para instituições e governos. E, na sequência, as chances de empregabilidade em um mercado de trabalho global. A Internacionalização do Ensino Superior no Brasil é recente.O movimento no sentido de definir estratégias e perseguir objetivos mais abrangentes no tocante à internacionalização já começou.

Por tudo que foi exposto, podemos relacionar benefícios e vantagens em participar do Congresso. A participação no Congresso irá gerar um grande círculo virtuoso de articulação entre Governo, Empresas, Universidades e Centros de Pesquisa e Desenvolvimento Nacionais e Internacionais. Além de serem realizados debates sobre espaços alternativos de disseminação do conhecimento, para que crianças e adultos possam redescobrir a ciência e sua ligação com o cotidiano. Promete integrar também a promoção da formação científica de jovens para novas vocações em áreas consideradas estratégicas para o desenvolvimento do país. E, claro, ao final, o participante estará preparado ativamente para promover a ligação entre as comunidades educativa,  científica e tecnológica.

E para aceitar esse convite exclusivo, precisará ser inscrito através desse link, na reunião que acontecerá na plataforma conhecida como ZOOM: https://us02web.zoom.us/webinar/register/4716884367775/WN_o7UfpYvUTHSU3EyIJjAQ9Q#/registration

Um novo episódio já está no ar, trazendo importantes debates sobre Tecnologia e Inteligência Artificial.

O fato da Inteligência Artificial permitir às máquinas, grosso modo, que elas pensem como seres humanos, possibilita que elas aprendam, percebam e decidam quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações. Esta é uma nova realidade no mercado e , naturalmente, impacta Carreiras e Negócios.

Com a inteligência artificial, os computadores, androids e qualquer aparelho eletrônico, entende uma capacidade totalmente avançada de sistemas que tenham mais liberdade de decisões, evitando a prática manual e demorada do ser humano. Por isso, os processos acabam se tornando mais rápidos e de melhor experiência e segurança para quem experimenta, principalmente para auxiliar negócios.

Segundo uma pesquisa realizada pela IBM, com dados de 2022, revelou que 41% das empresas no Brasil já implementaram ativamente a inteligência artificial (IA) em alguns setores. E ainda mais abrangente, essa pesquisa identificou que na  América Latina, a tecnologia é usada pelas companhias, principalmente para detecção de segurança/ameaças (44%), atendimento eletrônico aos clientes (44%) e marketing (30%).

Grandes empresas atuais estão melhorando cada vez mais seus atendimentos e investindo em inteligências artificiais em seus setores que podem ser uma fonte de inspiração para crescer no mercado, como: A Netflix, que personaliza as recomendações únicas para cada usuário com base nos algoritmos da tecnologia;  A BIA, inteligência artificial do Bradesco, que busca ser uma assistente para atendimento e procedimentos mais rápidos para com os clientes;   A Uber, que através da adaptação da inteligência artificial em toda a sua interface do aplicativo, garante um índice de satisfação maior que 95%; Também há a empresa de carros Volvo, que usa uma ferramenta de inteligência artificial para prever a demanda pelos veículos da marca, o que ajuda no controle de estoque e a reduzir o capital de giro; A Amazon, claro, é uma das principais empresas que se apetece das tecnologias para pesquisas feitas pelos usuários, a criação da assistente virtual Alexa para auxiliar em tarefas e notícias; E, por fim, o próprio Google está intrínseco em ferramentas da inteligência artificial.

Todos estes exemplos são fundamentais para que você, como empreendedor ou gestor de empresas incubadas ou germinadas, possa entender que as tecnologias artificiais podem sim, ser implementadas no seu negócio, ajudando a criar um grande destaque para a sua marca. Por isso, é fundamental que você não deixe passar a oportunidade de estar sempre se atualizando. O que o leva a conhecer a nova temporada do PolenCast, o podcast de empreendedorismo e Inovação da UNISUAM, que está trazendo especialistas da tecnologia para apresentar as principais ferramentas e estratégias do mercado. 

E, claro, você pode ouvir a qualquer hora, em qualquer lugar, tanto da sua conta nos streamings de áudio, como o Spotify, como também no Youtube da UNISUAM! Toda quarta-feira, às 18h, entramos ao vivo para garantir o seu engajamento direto conosco. 

Para acessar mais informações, confira: https://youtu.be/qLJIV6Ms2_I

Registrar sua marca é valorizar um precioso ativo de sua empresa e evitar problemas futuros.

Em um grande mercado global competitivo, as marcas buscam cada vez mais correr atrás de garantir o seu renome e a sua identidade no mercado. Frente aos seus correntes, uma empresa precisa estar segura com o registro de marca, até mesmo para oficializar a sua consolidação no mercado para os seus clientes. 

Um exemplo de um problema em não ter a sua marca oficializada, é o que vêm acontecendo com as empresas APPLE e Gradiente, em uma briga judicial, para garantirem a marca “Iphone” em sua responsabilidade. Resultando assim, em uma análise de influência em suas imagens, prejuízos e até mesmo gerando instabilidade em suas lideranças no mercado, que pode vir a ser uma oportunidade para seus correntes diretos.

Apesar de muitas marcas de anos no mercado serem muito conhecidas, com públicos bem direcionados e líderes de seus nichos,  a regulamentação de registro de marcas e patentes só entrou em vigor em outubro e 2021, pelo o INPI ( Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Desde então, gerou-se uma corrida até mesmo cara para pequenas empresas, oficializarem seus produtos e seu nome.

Com isso, o Pólen da UNISUAM, com seu conjunto de mentorias gratuitas e onlines que o oferece aos empreendedores de nosso ecossistema, entende a necessidade de orientar sobre a segurança e os desafios de um negócio no mercado através da temática jurídica de Registros de Marcas e Patentes. O mentor é o experiente profissional João Ricardo, que se coloca disponível, sempre às sextas-feiras, das 17 às 18 horas. Outro mentor disponível é Rodrigo Souza, sempre às terças e sextas-feiras, entre 8:30 e 12h. 

O procedimento da interatividade entre o mentorado e o mentor é muito prático. São promovidos três encontros personalizados, para que o empreendedor tenha o seu problema validado e mapeado. Em seguida, ele conhecerá os melhores caminhos que a legislação recomenda para a solução. E, finalmente, tomará contato com os acertos finais necessários para o seu registro e, finalmente, terá a garantia de posse de uma marca no mercado.

E mais: tente conhecer o escopo das muitas outras mentorias que o Pólen oferece. Cada uma delas é indicada para a otimização de seus Negócios, seja para planejamento financeiro, comunicação e marketing, vendas, mercado digital e estratégias, trazendo a busca pela solução muito mais fácil e acessível!

Basta enviar sua solicitação para o e-mail: polen@unisuam.edu.br e agendar uma mentoria o mais rápido possível!

Este ano, o Programa de Mobilidade atingiu a maior quantidade de intercambistas da história da UNISUAM!

O Programa de Mobilidade da UNISUAM, operacionalizado através do Pólen, acontece em dois níveis: nacional e Internacional.

O Programa Nacional, relacionado aos intercâmbios, tanto quanto o Internacional, oferece aos alunos uma valiosa oportunidade de estudar por um período de um a dois semestres em uma instituição conveniada parceira. Durante essa experiência, os alunos são beneficiados com isenção das mensalidades na instituição de destino, participações ativas em projetos e aulas da universidade e vivenciar uma nova jornada que mudará seu futuro.

Uma vantagem adicional de ambos os Programas no quesito intercâmbio, é a possibilidade de os alunos realizarem estágios, desde que a universidade de destino esteja oferecendo essa oportunidade. Isso permite que os estudantes ganhem experiência profissional relevante e enriqueçam ainda mais a suas carreiras.

O Programa Internacional permite também, explorar o mundo através das organizadas imersões, que se caracterizam por serem uma fase única de curta duração, comumente de 6 a 10 dias, dependendo dos objetivos de cada universidade. Essa iniciativa, logo se destina a estudantes e profissionais de todas as áreas e níveis acadêmicos, proporcionando-lhes a chance de expandir seus horizontes educacionais, culturais e a oportunidade de trazer consigo, uma visão inovadora.

Outro benefício importante do programa são as Aulas Espelhadas, sendo elas uma forma inovadora de promover o ensino remoto entre países, abrindo as portas para uma possibilidade exclusiva de participar de aulas ministradas pelas instituições internacionais, permitindo-lhes explorar diferentes perspectivas, culturas e conexões com alunos de outros lugares do mundo.

Com isso, os programas de mobilidade da UNISUAM oferecem aos participantes a oportunidade de mergulhar em uma experiência intensiva, imersos em um ambiente de aprendizado enriquecedor. Independentemente do campo de estudo ou da profissão, seu principal objetivo é promover a troca de conhecimento e perspectivas entre os participantes, fomentando um ambiente de aprendizado colaborativo e intercultural.

Alguns resultados já alcançados neste primeiro semestre de 2023 confirmam o sucesso e a potência do Programa de Mobilidade: No intercâmbio Internacional, 16 alunos foram impactados; Já no Nacional, 6 alunos participaram. E mais 13 alunos já foram selecionados para o próximo semestre; No tocante à Imersão, 20 alunos, e nas Aulas Espelhadas, 537 alunos impactados! 

A criteriosa seleção das Universidades conveniadas aqui no Brasil e no exterior é uma demonstração de que a UNISUAM acredita e cumpre seu Programa de Mobilidade com o objetivo de transformar vidas e projetar a futura carreira dos alunos.

A AWS re/Start é a oportunidade de jovens entrarem na área da tecnologia, com certificação da Amazon Web Service.

Por meio da internet, a computação da Nuvem abrange serviços essenciais para a nossa estadia no digital, como o armazenamento de arquivos, redes, softwares, bancos de dados, servidores, segurança de dados e outros tantos.

Hoje, 50% das empresas mundiais já estão migrando para a nuvem, com o objetivo de não só se adequar a inovação, mas garantir que seus dados fiquem devidamente armazenados em um grande servidor, facilitando sua organização e possibilitando a grande quantidade de informações, assim como também a proteção de dados.

Com o aumento de utilização da Nuvem nas empresas, esse ramo se tornou necessitado de profissionais que tenham formação em tecnologia e computação específica, para suprir as necessidades digitais e solucionar os maiores problemas dos softwares e sistemas que são instalados nesses computadores e podem ser acessados por qualquer usuário habilitado que tenha conexão à internet. Ou seja, é uma área que além de ser caracterizada, atualmente, por baixa competitividade e alto salário, pode ser flexibilizada para que o especialista trabalhe de qualquer lugar do mundo, apenas com o acesso à internet e por meio de um navegador ou aplicativo.

Entendendo a necessidade do mercado, a UNISUAM através do Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM, a AWS – Amazon Web Service, em parceria com a Copastour, se reuniram para lançar a segunda edição do curso AWS re/Start, para capacitar o máximo de pessoas interessadas em computação da Nuvem. Com o intuito de transformar a carreiras dos participantes, o programa trará o desenvolvimento de alto nível de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, para torná-los profissionais capacitados para o mercado.

A AWS foi projetada para ser um dos ambientes de computação em nuvem mais flexíveis e seguros atualmente disponíveis e, por isso, os formados estarão prontos para assumir posições nos setores principais dessa área, como suporte técnico de Data Centers, suporte técnico de infraestrutura de TI e serviços AWS, analista de TI, gestor de Call Center especializado. Além disso, o curso será 100% online (com a disponibilidade um laboratório de computadores da UNISUAM) e gratuito para flexibilizar e impactar a vida dos interessados em mudar sua visão de carreira e entrar para o ramo tecnológico; e entregará o AWS Certified Cloud Practitioner.

Para participar, primeiro, atente-se às informações que prevê as principais questões que norteiam a jornada do usuário no curso, e, logo em seguida, inscrever-se no formulário.

Essa oportunidade é um caminho para propiciar a entrada de jovens no mercado de trabalho, para alcançar cargos renomados e de forte presencial em um ambiente que só cresce cada vez mais, o digital.

No ano passado, o Brasil obteve mais de 3,3 milhões de CNPJs criados, dentre eles, muitas pessoas buscando desenvolverem suas ideias através de seus próprios negócios.
Esse fato demonstra o quanto o crescimento de microempreendedores e macroempreendedores já está transformando a economia do país, investindo não só em inovação como também em gerar soluções para o mercado. Além disso, a procura por se capacitar e profissionalizar em novas tecnologias também foram motivos para que novos empreendimentos sejam criados no mundo.
E empreender pode ser um tópico sensível para muitos, que possuem o medo de não ter sua ideia validada. Além de que, a preparação nesse meio é quase inexistente, a não ser que você tenha uma boa rede colaborativa e encontre um espaço seguro para startar seu negócio.

Com essa necessidade aparente, o Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM vai realizar quatro encontros, chamados de meet-ups, voltado para apresentar conhecimentos e estratégias sobre tendências que irão alavancar seus negócios principalmente no digital, sendo eles, parte da área de comunicação:

1) Meet-up “Como ganhar dinheiro com fotografia?”:

Um encontros, que acontecerá dia 13 de julho, às 17h, sob medida para desenvolver sua capacidade de aprender a tirar as melhores imagens e realizar a edição delas com ferramentas simples, como um celular, através da prática com o Head de Audiovisual do nosso time.

3) Meet-up “Como gravar podcast do zero“:

Este meet-up ensinará a criação de podcast, desde a estratégia para começar, até a parte técnica, com ajuda de aparelhos usuais, edição e postagem nas redes de streaming. O encontro acontecerá no dia 19 de julho, às 17h.

4) Meet-up “Como criar textos para vendas”:

Nesse encontro, o Redator experiente do mercado, abordará as estratégias de textos e copys para vendas, com o intuito de melhorar os resultados dos negócios no mercado, garantindo vantagem competitiva.

Todos os encontros acontecerão de forma presencial no nosso polo de inovação, para garantir o conhecimento adequado dos empreendedores e das pessoas que querem investir em novas áreas e alcançar o objetivo já tão intrínseco em nosso propósito: Transformar e impactar a vida das pessoas através da inovação e do empreendedorismo.

Por: Marcello Silva

Entendida como a quarta Revolução Industrial, a Inteligência Artificial, vem mostrando a capacidade das máquinas  pensarem como seres humanos, isto é, podendo aprender, perceber e decidir quais caminhos seguir, de forma racional, diante de determinadas situações.

Por esta razão, a Inteligência Artificial absorve, analisa e organiza os dados de  múltiplos bancos de dados aos quais tem acesso e identifica o que são objetos, pessoas, padrões e reações de todos os tipos.Você já imaginou o quanto a Inteligência Artificial pode aproximar, por exemplo, sua empresa de consumidores potenciais de seu produto ou serviço?

E isto não é tudo. A Inteligência Artificial permite, adicionalmente, uma revolução em diversos setores de sua empresa: logística, segurança e atendimento ao público. 

É uma forma de agilizar e corrigir rotinas manuais  antiquadas e alcançar melhores resultados.

E mais: estes processos novos, propiciados pela Inteligência Artificial, também podem ser adaptados às áreas de produção digital, atendimento ao cliente, geração de sites e aplicativos, e, ainda, melhorar e criar modelos de negócios, geração de textos mais persuasivos, enfim, uma verdadeira revolução na gestão interna e externa do seu negócio.

Por: Marcello Silva

Tudo o que apresenta múltiplos aspectos, os quais se diferenciam entre si, é a essência da diversidade. 

A Diversidade Cultural, por exemplo,é representada pela interação de diversas culturas,fenômeno que marca o enlaçamento de tradições, costumes,estrutura familiar,ideologias políticas, tudo o que marca a presença de um grupo humano,num território exclusivo.   

Investir em diversidade é uma estratégia crucial para o sucesso das empresas na atualidade. Ao contratar pessoas de diferentes origens, etnias, gêneros, orientações sexuais e habilidades, as empresas estão trazendo para dentro da organização uma variedade de perspectivas e experiências. Essa diversidade pode levar a uma maior inovação, criatividade e resolução de problemas, além de melhorar a cultura e o ambiente de trabalho para todos os funcionários. 

Além disso, as empresas que investem em diversidade geralmente atraem e retêm talentos de alta qualidade, pois demonstram que valorizam e respeitam a diversidade e a inclusão em suas equipes.

E mais: se as empresas, confiando na diversidade como uma fonte de inspiração e crescimento, investirem na Inclusão, vão obter ainda mais e melhores resultados para seus projetos. A inclusão representa, socialmente, uma ação que busca equidade entre os diferentes indivíduos de uma sociedade.

Considere o potencial desta iniciativa para o sucesso das empresas.

Debates para transformar, inovar e melhorar as políticas públicas nas cidades foi o foco do evento!

O conceito de Cidades Inteligentes trabalha a conexão e implementação de sistemas para trazer sustentabilidade e interação com uma cidade, com objetivo de torná-la uma grande comunidade inovadora e tecnológica. E há, pelo menos, 10 anos, debates são organizados com profissionais da área pública e especialistas em tecnologias para consolidar esse conceito nas cidades, tornando-as ainda melhores e eficientes, através da tecnologia, para a convivência dos cidadãos.

Nesta última sexta-feira (24/03), organizada pelo iCities e com a curadoria e chancela da Fira de Barcelona, aconteceu a maior feira de cidades inteligentes do Brasil, Smart City Expo Curitiba, que reuniu mais 450 prefeituras, 35 países, 25 estados do Brasil e mais de 60 expositores para apresentar soluções para aperfeiçoar e concretizar as políticas públicas inteligentes nas cidades do Brasil. 

“Participar do maior evento de Cidades Inteligentes do Brasil é sempre uma experiência única, pois permite um networking nacional e internacional quanto às melhores práticas, com aplicação local das novas tecnologias para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros. Como conselheiro do Pólen e de associações, como a ACRJ fico feliz em poder compartilhar as experiências obtidas no nosso Rio de Janeiro!” , ressaltou o professor André Guedes, que se juntou aos grandes especialistas em tecnologia e inovação, presente no evento como representante do Pólen UNISUAM. 

Com o desenvolvimento do evento, pode-se conhecer novas ideias e planejamentos para implementar na gestão pública, com o objetivo tornar as cidades em inteligentes e mais sustentáveis nos próximos anos.

Com mais de 30 milhões de ouvintes, o Brasil é o terceiro país  que mais consome podcasts no mundo, ficando atrás apenas da Suécia e Irlanda, segundo a revista Exame. Mais de 40% dos brasileiros escutaram podcasts, pelo menos uma vez, nos últimos 12 meses. 

A grande maioria dos ouvintes de podcast consomem o conteúdo em paralelo com outras atividades, como em tarefas domésticas, por exemplo, ou ao navegar com a Internet e enquanto trabalham ou estudam.

Com relação ao formato de conteúdo, os brasileiros preferem as entrevistas com convidados, com 55% da preferência. A narrativa de histórias reais e mesa redonda, seguem em segunda e terceira posição. Quanto ao gênero, os brasileiros preferem temas ligados à Sociedade e Cultura, Estilo de Vida e Religião.

Além disso, a alta taxa de desemprego entre os jovens no Rio de Janeiro é um desafio para a economia e para o futuro desses jovens. No Rio de Janeiro ,segundo o IBGE,a taxa de desemprego no final de 2022 ficou em 9,8%, maior do que a média nacional, que foi de 9,3%.

Para Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM: “a capacitação em produção de podcast é uma forma dinâmica e acessível de aprimorar habilidades, estar atualizado nas tendências do mercado e possibilita que os participantes comecem a gerar sua própria renda”.

“Investir em uma capacitação de podcast para jovens é uma oportunidade de desenvolver habilidades criativas e de comunicação, preparando-os para um mercado cada vez mais exigente” ressalta Arapuan Motta, o Reitor da UNISUAM.

Com base neste cenário, o Pólen da UNISUAM, em janeiro, organizou 10 turmas para ensinar, gratuitamente, jovens, entre 18 e 29 anos, residentes nos Complexos do Alemão, Maré e Manguinhos a criarem seus próprios podcasts com foco na geração de renda.

Para Walber de Jesus, aluno do programa de capacitação, “o Pólen é esse catalisador de talentos e mentes inquietas que desejam inovar e tirar suas ideias do papel. Um hub criativo perfeito para pessoas que desejam avançar em seus negócios. O espaço ideal para criar, desenvolver e mostrar o que você sabe fazer de melhor ao mundo”.

Confira tudo que rolou no programa!

Saiba mais!

Pensando em soluções práticas e econômicas para os empreendedores, o Polo de Inovação da UNISUAM lança o “Clube de Vantagens do Pólen” para a rede de empreendedores que estão em busca de oportunidades para crescer seus negócios.

O clube é uma ferramenta essencial para empreendedores que buscam se destacar no mercado, oferecendo acesso a benefícios exclusivos que podem impulsionar o crescimento do negócio de forma prática e econômica, através do acesso  a descontos em produtos ou serviços, conteúdos educativos, mentorias especializadas e muito mais.

Dentre as vantagens oferecidas, estão:

– Desconto em diversos produtos e serviços para o seu negócio;

– Acesso a uma rede de mentores especializados;

– Gravação de podcasts;

– Acesso ao auditório do Pólen;

– Plataforma de cursos livres;

– Acesso ao Coworking no Metaverso;

– Participação em eventos exclusivos;

– Fotos profissionais; 

– Selo do Pólen; e muito mais!

Todos os benefícios serão oferecidos por um pequeno investimento mensal que contribuirá para um retorno positivo nos negócios, desde o aumento de networking até o crescimento e visibilidade da empresa.

“O Clube de Vantagens é um excelente incentivo à inovação em empresas, oferecendo soluções práticas e acessíveis para o dia a dia dos empreendedores” ressalta Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM.

Lançado em março de 2023, atualmente, está disponível apenas para residentes do Coworking do Pólen. No entanto, o Polo de Inovação pretende em breve abrir as inscrições para membros externos, visando a expansão do serviço.

Já para Christiane Corrêa, CEO da Lórum Arquitetura e residente do Pólen, que já está desfrutando dos benefícios: “Foi uma oportunidade de gravar o primeiro podcast com foco no ganho da autoridade de marca. Espero poder realizar vários eventos e crescer ainda mais!”

Quer participar? Inscreva-se agora na lista de espera!

Para participar, inscreva-se até o dia 05/04!

Você tem dificuldade em declarar seu imposto de renda ou simplesmente não sabe por onde começar? O Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM, irá realizar um Mutirão Social, visando atender a comunidade local e auxiliar no processo de diminuição de não declarantes. 

A iniciativa acontecerá no dia 05 de abril de 2023, no período de 14h às 17h, no Pólen (Avenida Paris, n° 121 – Bonsucesso, Rio de Janeiro) e contará com uma equipe de profissionais qualificados e experientes para retirada de dúvidas e realizar a declaração dos interessados.

Durante o mutirão, os mentores irão oferecer suporte aos inscritos, compartilhando dicas e orientações, além de ajudar na verificação das informações para garantir que tudo esteja correto e em conformidade com as normas da Receita Federal.

Para o Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen: “Um mutirão de imposto de renda é fundamental para ajudar a comunidade a cumprir suas obrigações fiscais e evitar problemas com a Receita Federal.”

Além disso, o mutirão também contará com apoio dos alunos do Projeto de Práticas Contábeis da UNISUAM, supervisionados pelo time de mentores do ecossistema do Pólen e pode ser uma oportunidade para aprender mais sobre a legislação tributária, tirar dúvidas sobre o processo de declaração e identificar possíveis erros ou inconsistências nas informações prestadas.

Segundo Viviane Silva, Contadora, Mentora do Pólen e responsável pelo Projeto de Práticas Contábeis: “Nossa expectativa é atender vários contribuintes que necessitam de um atendimento especializado na elaboração da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2023 e proporcionar aos nossos alunos a realização de uma atividade prática na sua área de atuação.”

Aproveite essa oportunidade e faça sua declaração de imposto de renda com tranquilidade e segurança.

Clique aqui e inscreva-se!

Saiba como participar!

A Feira Internacional da UNISUAM é uma oportunidade única para estudantes que desejam estudar no exterior, através desses eventos os alunos podem interagir com representantes de diferentes universidades internacionais, conhecer programas de intercâmbio disponíveis, aprender sobre os requisitos de admissão e tirar dúvidas sobre o processo de inscrição.

Segundo Diego Braga, Gestor de Inovação do Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM, “eventos como esses, oferecidos de forma gratuita, são uma porta de entrada para um futuro de sucesso. O intercâmbio pode abrir portas e levar jovens a oportunidades incríveis, transformando suas vidas para sempre.”

Esses encontros oferecem aos alunos a chance de explorar opções de estudo que, de outra forma, poderiam ser difíceis de encontrar ou compreender. Além disso, a feira de intercâmbio também pode ajudar a expandir o conhecimento cultural e global dos estudantes, permitindo que eles sejam expostos a diferentes perspectivas, culturas e maneiras de viver, além de preparados para tomar decisões mais informadas sobre seus futuros acadêmicos e profissionais.

“O intercâmbio é uma experiência enriquecedora e essencial para o desenvolvimento acadêmico e pessoal dos estudantes.” relata Arapuan Motta, reitor da UNISUAM.

A 2° Edição da Feira Internacional da UNISUAM, acontece hoje (13/03), às 18h, no auditório Amarina Motta, unidade de Bonsucesso. O encontro reunirá representantes dos Estados Unidos, Canadá, Portugal e muitos outros, com objetivo de apresentar o programa de intercâmbio da instituição.

Para participar, basta inscrever-se clicando aqui!

Networking e oportunidades são as palavras chaves da ação. Confira como participar!

Com objetivo de aproximar os alunos do último período e formados, a UNISUAM Carreiras criou o Alumni UNISUAM, um espaço colaborativo onde profissionais do mercado de trabalho e em formação podem trocar experiências e conhecimentos para potencializar sua jornada profissional.

O Alumni UNISUAM, promove encontros com grandes nomes do mercado realiza dinâmicas de construção de grandes equipes para desenvolvimento de pilares e estratégias visando a elaboração de soluções dentro das temáticas abordadas, com objetivo de estimular o networking dos profissionais envolvidos, apresentar oportunidades, promover debates e formas de se destacar no mercado de trabalho. Os participantes também podem se conectar com empresas e desenvolver suas hard skills e softs skills.

Além disso, os alunos e formados que fazem parte do Alumni UNISUAM contam com vantagens exclusivas, como presentes, certificados, sorteios e, claro, têm acesso a muitas possibilidades de crescimento profissional!

Confira  próximos encontros agendados e veja se seu curso está na lista!

16/03 – Alumni Educação Física
Inscreva-se aqui: 
https://lnkd.in/dY6nhVFZ

23/03 – Alumni Engenharias
Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/dw4EXPMA

30/03 – Alumni Direito
Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/dfTGJBbj

13/04 – Alumni Gastronomia
Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/dzSZw5X7

27/4 – Alumni Ciências Contábeis
Inscreva-se aqui: https://lnkd.in/d2tPpErB

Confira tudo sobre o Alumni UNISUAM, clicando aqui!

Os alunos podem inscrever seus projetos até 15/03

O Brasil é o terceiro país do mundo que mais consome podcasts e, com base nisso, o Pólen Studio, espaço para produção de podcasts profissionais do Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM, abre uma vez ao mês um formulário de inscrição de projetos de alunos matriculados na instituição para que possam utilizar o espaço com apoio de profissionais para a produção de podcasts para projetos do curso ou propostas de ideias em nosso espaço de criatividade.

Conheça o Pólencast!

Após a inscrição, as propostas serão avaliadas pela equipe do Pólen Studio e os selecionados para gravarem serão conectados para realização do agendamento. A gravação acontece em um dia específico, onde os profissionais estão dedicados ao suporte e orientação para os alunos de todos os cursos.

O objetivo dessa ação, é apoiar e incentivar os alunos a colocarem suas ideias em prática e desenvolverem seus projetos através de podcasts, apresentando como funciona na prática a produção de conteúdo para essa tendência do mercado e, consequentemente, os benefícios que o Pólen Studio pode oferecer.

Para profissionais que desejam se destacar, é necessário estar conectado com as mídias e as novas plataformas digitais, desta forma, produzir o próprio conteúdo é uma forma de adquirir uma nova experiência profissional, alinhada às novas formas de consumo.

Para a agenda de Abril, é necessário realizar a inscrição gratuitamente até 15 de Março no link abaixo. 

Inscreva sua ideia para podcast aqui!

A maratona acontecerá nos dias 15/03, em Bonsucesso e 22/03, em Bangu

Em março acontecerá o Bootcamp Arquitetura e Engenharia do Pólen UNISUAM, uma experiência imersiva exclusiva para alunos do Centro Universitário Augusto Motta, com objetivo de estimular a prática do conhecimento obtido na formação para o desenvolvimento de soluções para desafios reais.

O Bootcamp Arquitetura e Engenharia é uma maratona de ideação e prototipação, onde a proposta é possibilitar o desenvolvimento de soluções, projetos, protótipos e ações inovadoras com objetivo de solucionar demandas da sociedade.

A maratona em busca pela proposta vencedora, conta com uma dinâmica prática para os alunos de Arquitetura e Engenharia, que irão aplicar seus os conhecimentos adquiridos na graduação para propor soluções para a construção e melhorias de espaços físicos.

O desafio acontecerá de forma coletiva, ou seja, para participar é necessário montar um time de três pessoas do seu curso e realizar a inscrição no formulário disponibilizado pelo Pólen. Mas fique atento(a), a ação acontecerá no dia 15 de março em Bonsucesso e 22 de março em Bangu!

Os times selecionados para competição irão receber suporte de mentores durante a maratona e o desenvolvimento de suas propostas. No fim do dia, as propostas serão apresentadas e avaliadas por jurados para nomeação do vencedor do Bootcamp Arquitetura e Engenharia do Pólen UNISUAM.  Além disso, todos os participantes que forem até a final irão receber horas complementares e irão concorrer a um prêmio em dinheiro.

O Bootcamp acontecerá nas unidades Bonsucesso e Bangu:

Unidade Bonsucesso: inscrições até 14 de março, realização do evento no dia 15. Link para inscrição aqui.

Unidade Bangu: inscrições até 20 de março, realização do evento dia 21. Link para inscrição aqui. 

O programa acontece em parceria com o Voz das Comunidades.

Foto:  Vilma Ribeira (Voz das Comunidades)

O Pólen, polo de inovação da UNISUAM, em parceria com o Voz das Comunidades, realiza a Chocopazcoa, um programa de capacitação para mulheres do Complexo do Alemão, para produção de ovos de páscoa, bombons e vendas, com objetivo de incentivar a geração de renda. Os encontros de capacitação acontecem nos dias 13, 14 e 15 de março, de forma totalmente gratuita e presencial.

A iniciativa acontece no intuito de aproveitar o período de Páscoa, onde acontece o aumento de vendas de chocolates para contribuir no desenvolvimento da autonomia financeira das mulheres em vulnerabilidade social. A trilha de conhecimento foi desenvolvida com foco na produção prática dos alimentos e sua comercialização.

“O programa une forças para alcançar o propósito de transformar vidas. Iremos ofertar gratuitamente uma capacitação com foco na geração de renda para promover a autonomia financeira das mulheres do Complexo do Alemão” afirmou Diego Braga, gestor de Inovação do Pólen.

A construção do impacto social positivo, a economia criativa e a geração de renda para mulheres que residem em locais de vulnerabilidade social, são os principais pilares para realização da Chocopazcoa. 

Durante o programa, as mulheres irão participar de mentorias coletivas, onde aprenderão sobre estruturação de negócios, estratégias de vendas e a prática. No primeiro dia, 13 de março, a mentoria fala sobre “Precificação, custos e escolha de fornecedores”. No dia 14 o tema é “Estratégia de vendas Digitais, físicas e embalagens” e no último dia acontece uma aula prática, onde os participantes aprenderão a produzir ovos e bombons.

Acompanhe essa jornada conosco!

Diferentes ambientes que representam a diversidade como motor da inovação

A inovação é tornar o complexo simples. Sendo assim, contar com a colaboração de pessoas de diferentes gêneros, idades, culturas e tradições, é uma estratégia de otimização da busca por soluções. Isto é, através do contato com novas perspectivas sobre um produto ou serviço, é possível ter uma visão mais ampla e inclusiva para propor uma melhoria ou ação.

Pensando nisso, o Pólen, em janeiro de 2023, inaugurou o Espaço criativo no Núcleo Hans Donner – NHD, espaço onde está alocado o Pólen Studio e acontecem as aulas dos cursos de Comunicação da UNISUAM. 

Com a proposta de estimular ainda mais a criatividade e a busca por soluções, o novo espaço busca, através de seus diferentes ambientes, inspirar e representar a todos que passam por ali.

Venha conhecer o novo espaço onde você irá tirar suas ideias do papel! 

Além do novo espaço criativo, é possível pôr na prática aquela ideia de podcast com apoio de um time de profissionais especializados, realizar uma sessão de fotos profissionais, criar sua identidade visual e muito mais!

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Clique aqui!

Por: Emanuela Rainho

Nesses últimos anos tenho observado um avanço rápido das tecnologias voltadas para a saúde, com isso, esses avanços estão transformando pacientes em consumidores (não necessariamente estão doentes), com maiores expectativas em relação a serviço e experiência. De Wearables, Telemedicina, aplicativos de monitoramento de saúde, todas essas novas tecnologias estão tornando a assistência médica centrada no cliente.

Consumidores agora assumem um papel mais ativo para controlar suas experiências voltadas para o atendimento de saúde. Mudando o termo paciente para consumidor, com mais consciência e busca por uma qualidade de vida melhor e saudável.

Com essas mudanças do consumidor da saúde, as grandes empresas de tecnologia estão agora vendo a oportunidade de consumir no segmento. Empresas como Google, Apple , GE e outras estão investindo cada vez mais em startups de assistência à saúde ou focando em iniciativas internas voltadas para a inovação na área.

A troca entre os gigantes da tecnologia e startups, elas se concentram na experiência do cliente observando a atenção primária como o melhor lugar para entrar no mercado de saúde, já que é a porta de entrada da maioria das pessoas no sistema. Essas empresas vêem uma oportunidade de levar serviços com foco na saúde para indivíduos carentes e desenvolver novas relações de consumo por meio da tecnologia.

Estamos cada vez mais vendo as pessoas entrarem no sistema de saúde de novas maneiras, e não apenas através de visitas tradicionais a um médico ou a um departamento de emergência. Existem novos caminhos e ferramentas disponíveis diretamente para os consumidores que oferecem mais opções para as pessoas.  Com acesso a ferramentas de monitoramento e diagnóstico, os consumidores podem monitorar sua saúde de forma proativa e visitar um ambiente médico quando algo estiver errado. Os dados gerados pelo paciente podem vir de testes de diagnóstico, wearables, dispositivos médicos diretos ao consumidor e genética, entre outras fontes. Com mais dados vindo diretamente do consumidor, os profissionais de saúde podem avaliar melhor o risco do paciente e personalizar o tratamento.

Mas nem todos os dados são criados iguais, como visto com as dificuldades que o Fitbit e o Scanadu tiveram no espaço de diagnóstico e monitoramento. A Fitbit viu sua queda nos estoques como a empresa não conseguiu oferecer dados de saúde acionáveis dos consumidores, enquanto Scandau levantou dinheiro para desenvolver um dispositivo de diagnóstico, mas foi incapaz de obter a aprovação da FDA.

A FDA está criando um processo rápido para aprovar essas soluções e ferramentas de menor risco que criam dados de nível clínico, permitindo que sejam vendidos diretamente aos consumidores.

Na área de diagnósticos, a 23andMe ajudou efetivamente a criar a categoria de testes genéticos diretos ao consumidor, com entregas e relacionamento direto, sem passar por um médico especialista.

Agora temos novas informações genéticas, dados de wearables de grau médico e diagnósticos aprovados pela FDA como Kinsa e Cue para detectar mudanças hormonais e de temperatura para coisas como a gripe, fertilidade, etc. Todas essas ferramentas estão permitindo a medicina preditiva e estão deixando para pacientes e provedores usarem dados personalizados para impactar as suas decisões de saúde.

Este é o primeiro passo para avançar em direção à saúde proativa. O software pode alertar os fornecedores para anomalias nos dados e, em seguida, eles podem entrar em contato com um paciente para confirmar algo incomum ou errado. Isso é muito diferente de hoje, onde os pacientes costumam esperar até que se sintam doentes para procurar o médico.

Essas mudanças também podem tornar a vida mais fácil para os profissionais de Saúde. Mas no final das contas, é que a verdadeira Saúde do século 21 não é mais focada no profissional de saúde ou os provedores (hospitais, clínicas ou centros especializados), e sim nos consumidores que atualmente estão cada vez mais engajados com os novos produtos tecnológicos da área e ainda com expectativas de uma boa experiência.

O Brasil é o sétimo maior sistema de saúde do mundo quando se trata de despesas totais com a área.  Ao mesmo tempo, é o terceiro maior mercado de saúde privado, perdendo apenas para Estados Unidos e China. Está na hora de investir com inteligência nesse setor e promover a melhor experiência possível para o cliente.

Ainda possuímos barreiras regulamentadoras para essas novas soluções tecnológicas e estamos longe de atingir as melhores experiências. Acredito que a soma das grandes empresas de tecnologia com as startups podemos melhorar esse cenário e colocar o consumidor no centro da atenção.

Com valor acessível para pequenos empreendedores. Faça seu orçamento!

O Coworking do Metaverso desenvolvido através da parceria entre o Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM  e a MetaMundi, agência de multi-serviços que cria pontes arquitetônicas, artísticas e experienciais entre as marcas e o metaverso, tem como objetivo conectar diferentes empresas e profissionais por meio do compartilhamento de espaços virtuais.

No dia 01 de fevereiro, foi lançado oficialmente o espaço virtual que visa atender startups e pequenos negócios com objetivo de democratizar o acesso no ambiente virtual através de um valor acessível. O coworking permite que os empreendedores façam conexões com pessoas de todo mundo, realizar uma imersão tecnológica, viver uma experiência única em atendimentos e reuniões com clientes.

Com opções personalizadas para cada negócio, as salas encontram-se com vagas abertas para interessados de qualquer parte do país por um investimento a partir de R $200,00 (duzentos reais), podendo ser com pagamento parcelado, à vista ou transferência bancária. Nos espaços, os empreendedores conseguem realizar reuniões e eventos com capacidade para mais de 100 usuários simultâneos.

Para Diego Braga, Gestor do Pólen, Polo de Inovação da UNISUAM: “Lançar um coworking no metaverso, com valor acessível para pequenos negócios, é uma oportunidade de democratizar o acesso a uma tecnologia que tem muito potencial de crescimento, além de gerar soluções para quem está iniciando sua jornada empreendedora”.

“É incrível ver a UNISUAM lançar um coworking no metaverso, uma iniciativa inédita no Brasil. Isso mostra a visão inovadora da universidade em oferecer as mais recentes tecnologias e ferramentas para a comunidade acadêmica e empresários da região. O interesse pelo uso da tecnologia Web3 dentro das propostas educativas tem se mostrado constante, indicando que a universidade está se adequando a novíssimas demandas de mercado, se antecipando à tendência de uma sociedade totalmente descentralizada e participativa. Estou ansioso para ver os desdobramentos dessa iniciativa.” ressalta Byron Mendes, CEO da MetaMundi.

“Estamos muito otimistas com o lançamento do coworking no metaverso, principalmente porque está alinhado ao propósito da UNISUAM em transformar vidas. Oferecer oportunidades de qualidade e expansão por um valor acessível é algo que temos muito orgulho em fazer parte, e, através da parceria com a MetaMundi, estamos conseguindo impactar ainda mais a vida dos pequenos empreendedores”, ressalta Arapuan Motta, Reitor da UNISUAM.

Com mais de 200 startups interessadas em realizar a locação do espaço virtual antes do seu lançamento e contando com a audiência de duas mil pessoas no evento de transmissão do podcast “Metaverso, Blockchain e Criptos: Como aproveitar essa oportunidade”, também no Metaverso, em julho de 2022, é possível mapear o interesse os empreendedores locais na aderência da tecnologia.

No evento de lançamento, a Aline Arpazo, CEO do Estúdio Vibes e empreendedora do ecossistema do Pólen, foi convidada para relatar a experiência no coworking do Metaverso: “Criar meu espaço virtual está sendo muito bom, quando não consigo estar no coworking presencialmente por algum motivo, posso fazer as reuniões de casa usando um ambiente profissional. Tenho muitos clientes em outros estados e países, então, não tem como estarmos juntos pessoalmente. O espaço virtual possibilita esse contato, além de  oferecer essa possibilidade de personalizar tudo, numa plataforma que não trava e é muito intuitivo”, observa. 

Não fique de fora dessa tendência, faça sua reserva!

As mentorias começam 13 de março de 2023

Em parceria com a Lead Women, startup situada em Portugal e a ABMEN – Associação Brasileira dos Mentores de Negócios, o Pólen está promovendo um Programa Internacional de Incubação para Mulheres ao redor do mundo. Pequenas ou grandes empreendedoras, vão conhecer estratégias para potencializarem cada vez mais seus processos nos Negócios e dominar muitos outros recursos  ligados à Inovação, Mercado e Liderança.

O Programa vai fortalecer a rede de empreendedorismo feminino e permitir conexão internacional entre empreendedoras. Com duração de uma semana, de 13 a 17 de março, totalmente online e gratuito, os Negócios serão divididos em dois segmentos: a incubação, quando a empreendedora já atua no mercado, mas deseja potencializar seu crescimento e a germinação, quando as ideias precisam ser moldadas para chegarem ao mercado.

Para Patrícia Gonçalves, CEO da LeadWoman, e reside em Portugal, “é fundamental ajudar as mulheres na busca de seu propósito e oferecer ferramentas práticas para empoderá-las em sua caminhada empreendedora.”

Já para Márcia Thimoteo, mentora na ABMEN, “a expectativa no programa é ampliar as perspectivas de negócios das empreendedoras, para que se sintam mais confiantes e seguras nesta jornada.”

No Programa, as inscritas participarão da trilha de mentorias nacionais e internacionais que as ajudarão em Modelo de Negócios, Valor e propósito, Vendas no digital, Finanças e Networking.

“Programas de apoio ao empreendedorismo feminino são essenciais para oportunizar a independência financeira e transformar a vida das mulheres que desejam iniciar ou potencializar seus negócios ainda em fase inicial”, Diego Braga, Gestor do Pólen – Polo de Inovação da UNISUAM.

Acompanhe a jornada das empreendedoras selecionadas clicando aqui!

São mais de vinte universidades parceiras em dez países diferentes, onde os alunos da UNISUAM podem fazer intercâmbios.

Imagina ingressar em uma universidade e ter a oportunidade de estudar fora do país durante um tempo, interagindo com outras culturas e vivenciando experiências únicas. Agora imagina também que esse sonho é bem mais acessível do que se pensa. Isso porque a UNISUAM tem um programa exclusivo de intercâmbio, que é realizado através do seu Polo de Inovação, o Pólen. Com ele, é possível estudar e trabalhar em outros Estados brasileiros ou no exterior, e se desenvolver profissionalmente em instituições de ensino renomadas do mundo inteiro.

Quando fazer um intercâmbio?

O intercâmbio pode ser realizado em qualquer momento da vida acadêmica no Ensino Superior, seja na Graduação, no Mestrado, no Doutorado e até no Pós-Doutorado, tendo o módulo cursado internacionalmente inserido no diploma. Já pensou? Além disso, enquanto o aluno está no intercâmbio, ele não paga mensalidade. Afinal, já existem os gastos de estar fora de casa. Assim, o aluno intercambista fica mais tranquilo com as suas finanças.


Inclusive, em junho de 2023 haverá uma imersão em Londres. Clique aqui para saber mais e se inscrever.

Veja também: Como pagar a minha faculdade?

Atualmente, a UNISUAM conta com mais de vinte universidades parceiras em dez países diferentes. São elas:

? *Estados Unidos* ??

– University of California Santa Barbara (UC)

? *Argentina* ??

-Universidad Nacional Arturo Jauretche (UNAJ)

-Universidade Católica da Argentina (UCA)

-Universidade de la Marina Mercante (UdeMM)

-Escola Argentina de Negócios (EAN)

-Universidade Aberta Ibero-americana (UAI)

? *Portugal*??

-Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC)

-Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA)

-Instituto Politécnico de Santarém (IPS)

-Universidade do Porto (UP)

-Instituto Europeu de Estudos Superiores (IEES)

-Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG)

? *Espanha* ??

– Universidade Rey Juan Carlos (URJC)

? *Emirados Árabes* ??

-Gulf Medical University (GMU) 

? *México* ??

– Universidade Tecnológica de Tulancingo (UTEC)

? *Chile*??

– Universidade Bernardo O’Higgins (UBO)

– Universidade Finis Terrae (UFT)

? *Bolívia* ??

-Universidade Privada de Ciências Administrativas e Tecnológicas (UCATEC)

? *Paraguai* ??

-Universidade Autónoma de Encarnación (UNAE)

*Universidades Nacionais conveniadas à UNISUAM*

? *Brasil – G7* ??

-Centro Universitário Eniac

-Centro Universitário Toledo Prudente 

-Centro Universitário UNDB

-Grupo Educacional Opet

-Grupo Educacional Unis

-FAESA Centro Universitário

-Faculdade FECAF

-UniFATEB

Da mesma forma, intercambistas estrangeiro também podem vir estudar na UNISUAM. A universidade recebe alunos de vários lugares durante o ano. Com essas parcerias, o contato fica mais próximo e a troca de conhecimentos fica ainda mais rica.

Olha só isso: Alunas da Argentina chegam ao Brasil para fazer intercâmbio na UNISUAM

E as possibilidades não se restringem somente aos alunos, não. Os professores da UNISUAM também são incentivados a continuar se atualizando em grandes eventos fora do país. Em junho deste ano acontecerá o “VIII Congreso de la red ACINNET”, que ocorrerá em Buenos Aires, na Argentina. O encontro é uma reunião de representantes e docentes de universidades parceiras da rede da ACINNET, para debater o tema “Educação para o desenvolvimento sustentável: Transformação, inovação e boas práticas.” E parte dos nossos docentes estarão lá.

Quer saber mais sobre o programa de intercâmbio da UNISUAM? Então, clique aqui e deixe o seu contato.

Aproveite e confira também: Melhores carreiras para 2023

Saiba mais sobre o Programa de Internacionalização da UNISUAM e ganhe o mundo!

Entenda mais sobre essa nova realidade virtual que vem movimentando o mundo inteiro e gerando novas oportunidades de negócios.

Universo paralelo ou nova realidade digital? O que mais se ouve são definições abertas para o Metaverso, que é o nome dado a um tipo de mundo virtual que replica uma realidade coletiva compartilhada em cenários digitais. Ou melhor, é o conceito que mistura realidade aumentada e ambientes virtuais, onde é possível viver uma vida real em um espaço recriado digitalmente. Mas, para entender do que se trata com mais clareza, é necessário conhecer a sua origem. 

Por incrível que pareça, esse termo não é novo. Em 1992, o escritor Neal Stephenson lançou o livro “Snow Crash”, que sincroniza realidade e ficção através de um jogo onde um entregador de pizza na vida real é um samurai em um universo virtual chamado “Metaverso”. Esse livro de ficção científica inspirou diversos jogos que vieram depois, como Second Life, Roblox, Fortnite e Minecraft. Em todos eles, os jogadores criam vidas paralelas em ambientes virtuais. 

Mas foi em outubro de 2021 que o tema ganhou força, quando Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, alterou o nome da sua empresa para Meta, afirmando que o Metaverso é o futuro da internet e da tecnologia, e investindo 50 milhões de dólares nessa empreitada. O empresário disse ainda que planeja testar novos universos digitais nos próximos anos e desenvolver um “multiverso” entre 2031 e 2036.

Veja mais sobre isso: Facebook investirá US$ 50 milhões para construir ‘metaverso’

Depois disso, o interesse pelo Metaverso disparou. “Meta” quer dizer transcendente, ou seja, que vai além da natureza física das coisas. E “verso” é apenas a redução da palavra universo. Logo, o Metaverso é o universo que excede as barreiras físicas do mundo real. Com isso, avatares virtuais podem conversar, trabalhar, ter vida social e bens materiais em um ambiente online. 

Linguagem própria e mercado promissor 

Como todo universo, o Metaverso também tem a sua linguagem própria, como os NFTs. A sigla de Tokens Não Fungíveis é a troca entre o real e o virtual. Fungível é algo que se mistura. Por exemplo, uma nota de 20 reais pode ser trocada por outra do mesmo valor. Já o item não fungível tem um valor único. Ou seja, quando um usuário adquire uma NFT ele é o único proprietário daquele item, o que aumenta o seu valor. 

Logo, para adquirir um NFT é necessário ter “criptomoedas”, ou seja, um dinheiro virtual próprio para circular nesse ambiente, existindo várias delas. O Bitcoin (BTC) é a mais famosa, mas também existem Decentreland (Mana), Sandbox (SAND), Enjin Coin (ENJ) e Axie Infinity (AXS). 

E essas moedas sim, possuem valores correspondentes a quantias “reais” de acordo com as regras de cada uma delas. Ou seja, cada moeda dessa possui um valor real diferente, como se fosse um câmbio entre Euro e Dólar, por exemplo. São elas que adquirem os bens em NFTs. 

Todas essas informações ficam armazenadas no Blockchain, um banco de dados infinito que registra as movimentações dos usuários. Hoje, essa tecnologia não só possibilita essas transações financeiras, mas também outras aplicações e elaboração de contratos inteligentes.

Daí se entende o investimento de empresas físicas nesses ambientes virtuais. É possível movimentar um dinheiro virtual com equivalência para o real adquirindo bens únicos e exclusivos nesses lugares digitais. Empresas como a Microsoft, a Nike e até o Banco do Brasil já aderiram à experiência. O Banco do Brasil, por sua vez, criou dentro do game GTA, a possibilidade do usuário abrir uma conta bancária para o seu avatar. 

No ambiente virtual é possível comprar terrenos, ações, fundos de investimentos, criptomoedas e tokens diversos, como roupas, automóveis e obras de artes. Tudo virtual. Uma economia que movimenta vários setores, como música (Ariana Grande é um exemplo de cantora que já realiza shows virtuais), publicidade e até cassino. Estima-se que esse mercado deve chegar a 800 milhões de dólares (ou 4,5 trilhões de reais) em 2024.

Tecnologias do universo virtual

Não basta apenas ter um computador com internet para habitar um Metaverso, é necessário estar alinhado com as tecnologias desse universo paralelo. Uma delas é “Realidade Virtual”, um ambiente tridimensional construído por meio de softwares. Para conseguir habitar, circular e interagir nos espaços, é necessário óculos de realidade virtual, fones de ouvido e equipamento parecidos com os dos gamers. 

Já a “Realidade Aumentada” faz o oposto, inserindo dados virtuais no mundo real. Lembra do Pokémon Go, quando as pessoas procuravam bichinhos virtuais em lugares físicos? O Metaverso também está presente nesse tipo de interatividade.

Ficou curioso? Dá uma olhadinha nesse texto: O Metaverso não existe

Metaverso x Matrix

A comparação com o filme e suas versões é inevitável. Alguns especialistas acreditam que, apesar de parecer ser o futuro, alguns cuidados devem ser tomados. Entre eles estão uma possível utopia de vida, onde as pessoas queiram lidar apenas com o virtual, deixando a vida real de lado, bem como o vício de se tornar um “gamer” 24 horas por dia, evitando a realidade física e os modos comuns de socialização. Outro ponto é a privacidade, com a circulação constante de dados pessoais em um campo infinito. 

Pesquisas apontam que 6% dos brasileiros que usam a internet já estão em alguma versão do Metaverso, o que corresponde a 4,9 milhões de pessoas. E que a tendência é que, em 2026, um em cada quatro usuários de internet do mundo vai gastar, pelo menos, uma hora nesses ambientes virtuais. O que você pensa sobre isso?

UNISUAM no Metaverso

Antenada com as novidades, a UNISUAM vem realizando encontros virtuais no Metaverso. O primeiro deles foi o lançamento do Pólen Cast, um podcast voltado para o Empreendedorismo e Inovação, promovido pelo seu Polo de Inovação – Pólen. O episódio foi lançado ao vivo no espaço virtual, com transmissão simultânea no Youtube, e trouxe o tema “Metaverso, Blockchain e Criptos: Como aproveitar essa oportunidade?”, contando com a participação de especialistas no assunto.

Saiba mais e confira: UNISUAM promove o primeiro podcast transmitido através do Metaverso

Recentemente, o evento de volta às aulas das turmas EAD também aconteceu no mesmo ambiente virtual, com dicas e orientações para os estudos remotos, e também contou com a transmissão ao vivo, que pode ser conferida neste link. Um passo a passo foi enviado aos alunos para que todos tivessem a chance de acessar e interagir no Metaverso. A tendência é que outros eventos ocorram desta forma, com a finalidade de oportunizar aos alunos o acesso às novidades tecnológicas e as possibilidades de inovação.

A proposta do encontro é, além de aumentar o networking dos profissionais envolvidos, apresentar as oportunidades junto aos grandes nomes da Psicologia.

Com objetivo de aproximar os alunos do último período e ex-alunos de Psicologia, a UNISUAM Carreiras criou o Alumni UNISUAM Psicologia, um espaço colaborativo onde profissionais do mercado de trabalho e em formação podem trocar experiências e conhecimentos para potencializar sua jornada profissional.

A proposta do encontro é, além de aumentar o networking dos profissionais envolvidos, apresentar as oportunidades junto aos grandes nomes da Psicologia, debatendo e contribuindo para o desenvolvimento das temáticas atuais referentes à área de atuação, apresentando os benefícios da profissão e como se destacar e conseguir as melhores chances do mercado de trabalho.

O 1° Encontro Alumni UNISUAM Psicologia é um evento exclusivo e acontecerá nesta quarta-feira (14/12/2022), às 18h, presencialmente, no auditório Sylvia Bisaggio, unidade Bonsucesso. Para participar é só realizar a inscrição gratuitamente aqui.

Texto: Pólen / UNISUAM Carreiras